sidearea-image
Lorem ipsum dolor sit amet, consecte adipi a ultra. Suspendisse ultrices hendrerit a vitae an sodales dolor.
Hirtenstraße 19, 10178 Berlin, Germany
+49 30 24041420
ouroffice@revolver.com
Follow us

Dói muito? Formas de diminuir a dor na hora de tatuar

Dói muito? Formas de diminuir a dor na hora de tatuar

 

Sim, tatuagem dói. Mas obviamente a intensidade da dor varia de pessoa para pessoa e também depende da região do corpo escolhida para marcar o desenho. Locais com tendões, ossos e menos pele e músculos tendem a ser os mais dolorosos, mas áreas muito sensíveis, como o diafragma ou o peito dos pés, são os ganhadores em número de reclamações de clientes. Não há uma fórmula mágica que faça com que a tatuagem não doa absolutamente nada, até porque, vamos ser sinceros, a dor faz parte da graça de se fazer uma tatuagem, mas há alguns subterfúgios que podem diminuir o incomodo causado pela agulha.

Primeiramente, lembre-se de escolher um tatuador que tenha experiência no ramo e possua espaço com boas condições para trabalhar, cumprindo 100% das medidas de higiene e segurança, com equipamento que garanta o total conforto da pessoa que será tatuada, não só pela preocupação com a dor, mas também pela qualidade do serviço, que, se mal executado, pode danificar gravemente sua pele e saúde – sabe aquela coisa de tatuar em casa, deitado no sofá? Não! Não faça isso.

Escolhido o profissional, converse com ele sobre o local do corpo onde deseja fazer a tatuagem e a possibilidade de usar um creme anestésico na área a ser tatuada, porém, é recomendado que também se consulte um médico, já que qualquer medicamento pode causar reação alérgica. Cremes anestésicos devem ser aplicados sobre a pele pelo menos uma hora antes de começar a tatuagem.

Outra medida que costuma diminuir a intensidade da dor é consumir alimentos ricos em proteínas antes de iniciar a sessão,  eles aumentam o nível de energia do organismo, ajudando o corpo a suportar o incomodo e também diminuem riscos de sofrer um desmaio. Jamais tatue com o estômago completamente vazio. E beba água, muita água! A hidratação é muito importante antes, durante e depois de se tatuar (aliás, hidratar-se é sempre importante). Beber água em abundância e outros líquidos (não alcoólicos, já que o álcool aumenta a possibilidade de sangramentos, além de deixar-nos mais inquietos, dificultando o trabalho do tatuador) ajuda a reduzir a dor, diminuindo as chances de desidratação, já que em situações de estresse a tendência é suarmos mais, amplificando nossas sensações.

Lembra daquela história: dor é psicológico? Então, até é um pouco… Outro truque para tentar diminuir a dor é manter a mente ocupada com outra tarefa: ler, ouvir música, conversar, por exemplo, são boas opções para mudar de foco. Ações repetitivas, como mascar chiclete, também podem ajudar a reduzir a sensação de dor. Tente manter-se relaxado, a tensão dos músculos faz a dor aumentar. E se você sentir muito incômodo, peça para parar um pouco, o tatuador vai entender, ele sabe como é.

Com a tatuagem pronta, é fundamental seguir todos os cuidados recomendados pelo profissional, para garantir que a cicatrização seja adequada e para evitar infecções.

Existem alguns mapas que sugerem a possível intensidade de dor de acordo com a parte do corpo, como o abaixo, mas tudo é suposição, para saber de verdade o quanto vai doer, só tatuado mesmo.

Legenda:
Verdequase nenhuma dor
Amarelo: dor leve
Laranja: dor respeitável
Vermelho: muita dor
Roxo: muita dor, de pedir para parar…

 

Ana Beise

Sem Comentários

Comentar